sexta-feira, 20 de julho de 2012

AABB comunidade promove ‘arraiá’


Os estudantes das Escolas Caras Pintadas, Othelo Rosa e D. Pedro II que frequentam o Programa Integração AABB-Comunidade, participaram nos dias 27 e 28 de junho, do “Arraiá da AABB”.
A decoração temática animou os pequenos, que vestidos à caráter, participaram das brincadeiras elaboradas pelos educadores, e deliciaram-se com  as comidas tradicionais das festas juninas.
O programa na AABB de Erechim tem a parceria da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação, colaboraram para que a festa acontecesse, as empresas Comil, Covena, Intecnial, Soccol Barbieri e Sementes Estrela.
No dia 24 de Outubro o Programa irá completar 25 anos de atividades em Erechim, sendo o segundo a ser implantado no Brasil. Hoje, 400 AABB possuem este programa nas suas sedes.










Formação do Macrocampo Comunicação e Uso de Mídias

O semestre  foi encerrado com a formação dos monitores e professores do macrocampo comunicação e uso de mídias, que realizou-se na EMEF Luiz Badalotti, no dia 10 de julho.
Contamos com a participação  da jornalista Diana Rocha, do Jornal Bom Dia; onde fez referência a importância da utilização das mídias nas atividades de fotografia, jornal escolar, informática e rádio escolar; e com isso valorizar o trabalho produzido pelos estudantes na escola.





Estudantes do Mais Educação da EMEF Caras Pintadas mostram suas criações através do Concurso de Fotografia


Através do contato e bom desempenho que os estudantes tiveram com os equipamentos digitais foi realizado na Oficina de Fotografia, um Concurso, onde os estudantes participantes puderam por em prática o aprendizado absorvido em sala de aula, através de suas fotos, mantendo um olhar crítico e questionador do ambiente a qual estão inseridos.
O tema abordado foi: As diferentes faces da natureza. Onde em várias aulas os mesmos percorreram os arredores da escola, observando através da fotografia como a natureza revela suas faces, ao mesmo tempo, refletindo, o que nós como agentes transformadores da nossa realidade, podemos fazer para manter ou contribuir para melhorar o cenário encontrado.
A avaliação das fotos foi feita no dia 16 de julho, nas dependências da escola. A comissão julgadora foi composta por um representante da instituição de ensino = Diretora Anelise Fátima Bianchi, um representante da Secretaria de Educação Integral = Professora Carina Santin Zanchett, pela fotógrafa Lucivânia Stahelski e um representante do CPM Srª Claudete, sendo avaliadas 41 fotos nos requisitos:

  • Criatividade
  • Linguagem fotográfica
  • Composição e interpretação (relação imagem/título)

Será premiado com prêmio surpresa:

  • 1º lugar com a foto ÁRVORE NO ALTAR o estudante Michael Raimundo Machado


  • 2º lugar com a foto PINHEIRINHO o estudante Thiago dos Santos Ferreira

  • 3º lugar coma foto POÇAS POLUÍDAS a estudante Évilin Alana da Silva Dias
Considerando a importância e valorização de todos os estudantes participantes do concurso.

 1º Lugar: Michael Raimundo Machado - 6º ano
 2º Lugar: Thiago dos Santos Ferreira - 5º ano
 3º Lugar: Évellyn Alana da Silva Dias - 5º ano



 Michael Raimundo Machado - Recebendo a premiação da Professora Comunitária
 Thiago dos Santos Ferreira - Recebendo a premiação da diretora

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Formação para os educadores dos macrocampos de Esporte e Lazer; Cultura e Arte

Em continuidade a Formação Continuada para os professores, monitores e estagiários do Programa Mais Educação aconteceu no dia 05 de julho 2012 a formação para os que atuam nos macrocampos de Esporte e Lazer; Cultura e Arte.
No primeiro momento do encontro, que aconteceu na Secretaria de Educação, os educadores do Mais Educação conheceram o Programa de Educação Olímpica apresentado pelo Professor José Luis Dalla Costa, orientador do Programa, professora Marília Ongaratto, e acadêmicos da URI – Campus de Erechim que atuam no Programa .
O programa de educação Olímpica desenvolvido desde 2009 em Erechim pela URI constitui, segundo os relatores, uma ferramenta pedagógica que pode ser utilizada nas diferentes disciplinas curriculares e atividades esportivas e culturais, tendo como foco o desenvolvimento e fortalecimento dos valores, respeito, amizade e excelência.
No segundo momento do encontro, em grupos, os educadores de cada macrocampo trocaram experiências e avaliaram as atividades desenvolvidas nas diferentes escolas, ressaltando a necessidade da contextualização, do amor pedagógico e da sensibilidade do educador para fazer com que as diferentes atividades façam a diferença na vida dos estudantes.
É na troca de experiência e na abertura para novos conhecimentos e metodologias, que se fortalecem as possibilidades do trabalho coletivo e das parcerias, fundamentais para a construção da Educação Integral, inclusiva e de qualidade para todos.








ATIVIDADES DO PROETI NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Com o objetivo de garantir Educação Integral e de qualidade para todos os estudantes das escolas públicas municipais, a Secretaria Municipal de Educação vem ampliando a oferta de atividades complementares da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.
Além de ampliar o número de vagas para a Educação Infantil buscou-se a qualificação do atendimento oportunizando as atividades diversificadas que contribuam de modo significativo no desenvolvimento integral dos estudantes.
Nesse sentido, com a Implantação do Programa Mais Educação, a partir de 2010 as atividades do PROETI, passaram a ser desenvolvidas junto as escolas de educação infantil.
A Dança, o Teatro, a Musicalização, a Psicomotricidade, as Habilidades Manuais, Hora do Conto, Jogos e brincadeiras, Cultura Afro, Alemã, Gaúcha, Italiana e Polonesa são parte integrante do projeto educativo de cada escola possibilitando que desde cedo os pequenos estudantes façam parte da Educação Integral e passo a passo possam, como afirma Jaqueline Moll “compreenderem-se no mundo, compreender o mundo e inserirem-se nele de todo pleno – em termos de cidadania, cultura, ciência, lazer e humanidade.” (Moll, Jaqueline. Conceitos e Pressupostos: O que queremos dizer quando falamos de Educação Integral?)