sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Suor e superação na etapa da EMEF Paiol Grande do Circuito de Corridas da Educação Integral

Evento foi realizado no Colosso da Lagoa e reuniu centenas de alunos-competidores

A EMEF Paiol Grande realizou na manhã desta quinta-feira (22) mais uma etapa do Circuito de Corridas da Educação Integral no estádio Colosso da Lagoa. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, coordenações das escolas, professoras comunitárias, estagiários, monitores e professores da Educação Integral e Programa Mais Educação, juntamente com o apoio das secretarias de Saúde, Cultura, Esporte e Turismo e Segurança Pública e Proteção Social.

Mais de 300 estudantes do Sistema Municipal de Ensino participaram das provas nas disputas das modalidades Mirim, Infantil e Juvenil masculino e feminino. Após as provas e muita transpiração dos competidores que se prepararam para o evento em suas escolas, foi a vez do coordenador da etapa Diego Telles anunciar os vencedores das diferentes etapas.

O Secretário de Educação Alderi Oldra realizou a entrega de medalhas aos vencedores, assim como representantes da Smed e demais organizadores. Segundo Oldra, “é muito importante que essa integração seja incentivada pelas escolas e também entre os próprios estudantes, nosso papel é despertar em nossos estudantes o espírito de superação e parceria”, destacou.

A Diretora de Educação Integral da Smed Juliana Wrublewski salientou o empenho de todos na construção de mais uma etapa do Circuito de Corridas da Educação Integral. “Acreditamos que a união e a parceria sejam imprescindíveis para o sucesso das corridas. O esporte tem esse papel importantíssimo na construção coletiva e de superação dos estudantes”, afirmou.

Todos os estudantes receberam medalhas de participação bem como certificados da Secretaria de Educação. A classificação completa das provas estará disponível através do site: www.corridaeducacaointegral.webnode.com a partir da próxima semana. O evento ainda contou  com a parceria da Floricultura Zanchet, Sul Frutas, Corsan e Pódiun Esportes. Outras etapas serão realizadas em breve.

     
     

Fonte: http://www.pmerechim.rs.gov.br/noticia/7299/22-08-2013/suor-e-superacao-na-etapa-da-emef-paiol-grande-do-circuito-de-corridas-da-educacao-integral

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Programa Mais Educação 2013: algumas colocações

Para explicar as novidades do programa, a equipe do MEC preparou um comunicado, disponível ao entrar na tela 2013 do SIMEC, que reproduzo abaixo:
O redesenho do PME (Escolas Urbanas) em 2013 responde ao desafio de superar a dicotomia entre turno e contra-turno de modo que as atividades escolhidas sejam incorporadas nas práticas cotidianas dos professores e professoras. Desta forma a reorganização do Macrocampo Acompanhamento Pedagógico foi elaborada na perspectiva de equilibrar a agenda curricular de modo que a escola vislumbre a organização do tempo integral, articulando as atividades do PME e os componentes curriculares. As escolas do campo permanecem com o mesmo desenho e regras de 2012.
A partir de 2013 o PME contemplará atividades específicas para jovens de 15 a 17 anos que ainda estejam no ensino fundamental. O objetivo é proporcionar a estes estudantes um espaço educativo para aprendizagens e convivência, e assegurar sua permanência para a conclusão com qualidade do Ensino Fundamental.
Escolas que compõem o Pacto Nacional da Alfabetização na idade certa devem contemplar estudantes dos anos iniciais nas atividades do PME envolvendo a atividade de Acompanhamento Pedagógico, especificamente com ações de alfabetização e letramento.
Para garantir a efetividade do Programa Mais Educação e a conexão das atividades do PME ao projeto político pedagógico da escola, em 2013 o programa passará a ofertar às escolas urbanas seteMacrocampos, sendo eles: 1) Acompanhamento Pedagógico 2) Comunicação uso de Mídias, Cultura Digital e Tecnológica 3) Cultura, Artes e Educação Patrimonial; 4) Educação Ambiental e Sociedade Sustentável; 5) Esporte e Lazer; 6) Educação em Direitos Humanos e 7) Promoção da Saúde. As atividades dosmacrocampos que deixam de existir foram incorporadas aos atuais macrocampos.
O Macrocampo Acompanhamento Pedagógico continua sendo obrigatório, agora com apenas uma atividade que contemplará as diferentes áreas do conhecimento envolvendo todas as atividades disponíveis anteriormente (alfabetização, matemática, história, ciências, geografia e línguas estrangeiras). Essa atividade será denominada, Orientação de Estudos e Leitura e tem por objetivo a articulação entre o currículo estabelecido da escola e as atividades pedagógicas propostas pelo PME, ensejando assim o permanente diálogo entre os professores da escola e os monitores que atuam no PME. Assim esta atividade deverá ser realizada com duração mínima de uma hora e meia diária, sendo mediada por um monitor orientador de estudos, que seja preferencialmente um estudante de graduação  ou das Licenciaturas vinculado ao PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), ou estudantes de graduação com estágio supervisionado.
As atividades dos macrocampos “Educação em Direitos Humanos” e “Promoção da Saúde”, quando escolhidas, devem ser articuladas como temas transversais nas demais atividades selecionadas no PME, sobretudo nos Macrocampos de Comunicação uso de Mídias, Cultura Digital e Tecnológica (ex. jornal, rádio escolar e etc) e Cultura, Artes e Educação Patrimonial (ex. teatro, dança e etc), considerando que a partir de agora, para estas duas atividades, serão disponibilizados recursos de custeio e capital para o desenvolvimento destas temáticas. A proposta é estimular nos estudantes a reflexão e o diálogo sobre seus direitos e responsabilidades enquanto protagonistas de uma sociedade livre, pluralista e inclusiva, a partir do contexto escolar e social no qual estão inseridos.
O PME traz as atividades olímpicas de: badminton, luta olímpica e vôlei de praia, além disso o PST transformou-se na atividade “Esporte na Escola/Atletismo e Múltiplas Vivências Esportivas”( basquete, futebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez), que objetiva qualificar a ação pedagógica, por meio de uma proposta planejada, inclusiva, participativa, que possibilita o desenvolvimento de diversas modalidades, tendo o atletismo como base, e valoriza o prazer e o lúdico, fundamentada nos pressupostos do Esporte Educacional e articulada com o projeto pedagógico da Escola. Essa atividade deverá ser realizada 2 vezes por semana e cada encontro com duração mínima de uma hora, sendo mediada por um monitor, que seja obrigatoriamente um estudante de graduação da área da Educação Física ou Esporte, vinculado ao PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), ou a outro estágio supervisionado.
Para desenvolver as atividades, a escola receberá um kit de material esportivo diversificado, um kit de material específico para o atletismo e um kit de material didático-pedagógico, além de capacitação para os monitores e acompanhamento das ações.
Clique aqui caso deseje obter mais informações sobre o Esporte na Escola:
http://www.esporte.gov.br/snelis/segundotempo/maiseducacao/default.jsp

Fonte: http://pormaiseducacao.wordpress.com

Novidades sobre o Programa Mais Educação 2013/2014 terça-feira, 30 de julho de 2013

1. SOBRE A SITUAÇÃO OU STATUS NO SIMEC
Escolas com situação “em cadastramento”   ou “aguardando correção cadastramento”:
·         O representante da escola entra no SIMEC, após a feitura ou revisão do plano de atendimento, vai na aba parceiros e encaminha para “Avaliação da Secretaria.”
Obs.: aparece como “aguardando correção cadastramento” quando a escola envia via sistema para a secretaria e a secretaria devolve o plano para correção, clicando em “encaminhar para correção cadastramento.
Escolas com situação “em avaliação na secretaria...”
·         O representante da secretaria entra no SIMEC, vai na aba parceiros e encaminha para Avaliação MEC”.
Escolas com situação em Avaliação MEC
·         Após a avaliação do MEC a situação muda para FINALIZADO.
Escolas em situação “Finalizado”:
·         Quando todas as escolas da secretaria estiverem com situação “Finalizado”, a secretaria clica em Emitir o Relatório Geral Consolidado, ou seja:
·         O representante da secretaria entra no SIMEC clica em “Emitir o Relatório Geral Consolidado”. E a situação muda para Relatório Geral Consolidado Emitido.
·         O relatório pode ser impresso para uso da secretaria mas não é necessário enviar para o MEC.
Escolas em situação Relatório Geral Consolidado Emitido
·         Nessa situação o MEC enviará ao FNDE para pagamento. A situação mudará para Encaminhado ao FNDE”.
Escolas em situação “Encaminhado ao FNDE”:
·         Aguardar liberação de recursos para iniciar a execução do Programa na escola.
 2. SOBRE A LIBERAÇÃO DE RECURSOS
·         Acompanhar a liberação de recursos da seguinte maneira:
a)    Ir na página inicial do FNDE:    www.fnde.gov.br 
                           Liberação de recursos de programas do FNDE
Para a liberação do PDDE/Educação Integral, diretamente para às UEXs representativas das escolas:
·         Escolher ano 2013, na lista de programas selecionar PDDE Educação Integral, estado, cidade, na entidade escolher Organização Não Governamental. A informação estará disponível no máximo no dia seguinte pela manhã, inclusive informando Banco, Agência e Conta Corrente.
Para a liberação dos recursos para alimentação, diretamente para as Secretarias Estaduais de Educação ou Prefeituras:
·         O PNAE já está liberando os recursos da Alimentação Escolar. O acréscimo de R$ 0,70 consta na listagem do PNAE/ à parte da liberação do PNAE/Fundamental.
·         Escolher ano 2013, na lista de programas selecionar Programa Nacional de Alimentação Escolar /MAIS EDUCAÇÃO, estado, cidade e escolher a Prefeitura ou a Secretaria.  Para acompanhar os recursos da rede estadual a secretaria deve selecionar o nome da capital e escolher a secretaria estadual e ali estará o montante de todas as escolas da rede.
3. SOBRE OS VALORES LIBERADOS OU A SEREM LIBERADOS PELO PDDE
·         PDDE/Educação Integral – diretamente às escolas.
Informações importantes:
a)    Enquanto não receber os recursos a escola deve preparar a “grade horária” e a escolha dos monitores.
b)   A escola deve oferecer atividades no período de no mínimo três horas diárias durante os cinco dias da semana. (No caso do DF, essa ampliação é de no mínimo 02 horas, pois nossa carga horária diária já e de 05 horas diárias!)
c)    A escola deve oferecer almoço e o horário de almoço não está incluído nas três horas de programa.
d)   O programa não acontece durante as férias.
e)    O valor do ressarcimento dos monitores para 2013 será estabelecido pela resolução PDDE/ Mais Educação 2013 que será divulgada nos próximos dias. O monitor deve receber o ressarcimento por mês, desde que esteja na escola durante todo o mês. Caso contrário recebe proporcional (a semana, ou quinze dias, por exemplo). No entanto não há desconto de feriados (Valerá para a próxima verba a ser depositada!).
f)     A quantidade de vezes que o monitor vai à escola para atender cada turma depende da grade horária que for montada. (Valerá para a próxima verba a ser depositada!).
g)   Não há limite de turma para o monitor. Isso também depende da organização da grade horária. (Valerá para a próxima verba a ser depositada!).
h)   O professor da escola ou qualquer servidor da mesma esfera da escola só poderá ser monitor se não receber ressarcimento pela atividade.
i)     Os documentos necessários para acompanhamento do monitor estão no site do FNDE (por enquanto como anexos da resolução nº 21, de 22.07.2012) (http://www.fnde.gov.br/index.php/resolucoes-2012). Em breve o manual do mais educação 2013 também estará ai disponibilizado.
j)     Os documentos e instruções para a prestação de contas dos recursos do PDDE estão no site do FNDE, na resolução nº 10 e anexos, de 18.04.2013 (http://www.fnde.gov.br/index.php/resolucoes-2013).

k)    Em caso de dúvida a escola deve contatar o coordenador na secretaria e o coordenador na secretaria contata o mec.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Prefeitura realiza premiação aos vencedores do Programa Atleta na Escola - Etapa Escolar

Secretaria de Educação homenageou estudantes que participaram das provas de atletismo

A Prefeitura de Erechim através da Secretaria de Educação realizou na tarde da última sexta-feira (9) nas dependências da Estação da Bola, a premiação oficial dos estudantes vencedores das etapas de atletismo de diferentes modalidades que participaram do Programa “Atleta na Escola”.
O projeto em parceria com o Governo Federal envolve estudantes entre 12 e 17 anos, de 20 mil escolas no país, na realização de competições escolares, evoluindo para etapas regional, estadual e, por fim, uma competição nacional.
No município os estudantes do Sistema Municipal de Ensino disputaram provas de resistência e velocidade nas etapas escolares. Os classificados participarão da etapa regional que ainda não tem data definida. Estiveram presentes os estudantes participantes e vencedores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Caras Pintadas, Cristo Rei, D. Pedro II, Luiz Badalotti, Othelo Rosa e Paiol Grande.
A etapa escolar do projeto foi realizada em Erechim de 25 a 28 de junho, e contou com o empenho das equipes pedagógicas e diretivas das escolas no incentivo à participação do projeto.
Para o Secretário Alderi Oldra, “todos estão de parabéns pelo desafio enfrentado e pelas superações que cada um se propôs a encarar. Agradeço as equipes das escolas pela dedicação e empenho quanto a mais esse projeto que desenvolvemos em parceria com o Governo Federal, e agora é incentivarmos e darmos todas as condições possíveis aos nossos alunos de realizarem um bom desempenho no IDEB”, destacou.
O Presidente da Câmara de Vereadores José da Cruz também falou aos presentes sobre a importância das competições esportivas, assim como o espírito de união entre os atletas. Em seguida autoridades presentes, membros do Conselho Municipal de Educação, Legislativo e equipe da Secretaria de Educação realizaram a entrega oficial das medalhas aos vencedores de cada modalidade, compreendidas entre corrida e salto à distância.
O nome de todos os vencedores será divulgado no site da prefeitura de Erechim, assim que a etapa regional for decidida. Através do Programa Atleta na Escola o Governo Federal fará um investimento de R$ 1 mil por escola, e mais R$ 3,00 por estudante da faixa etária dos 12 aos 17 anos cadastrados no último Censo Escolar.
Essa quantia será destinada para a aquisição de materiais esportivos, estruturas de competições, serviços, transporte, água e lanches e kits de primeiros socorros correspondendo numa melhor qualificação dos espaços esportivos nas escolas.




Encontro Professoras Comunitárias na EMEF Luiz Badalotti

     Mensalmente acontece o Encontro com a Professoras Comunitárias das Escolas Públicas Municipais. O grande objetivos deste momento é a reflexão das práticas pedagógicas experenciadas no âmbito das Escolas Municipais, enfatizando as atividades do Programa Mais Educação, PROETI, AABB Comunidade, enfim atividades de Educação Integral em Jornada Ampliada. Na perspectiva  de estar conhecendo e vivenciando as diversas experiências que acontecem no município, os encontro são realizados nas Escolas, organizados em momentos de estudos e observação das práticas pedagógicas desencadeadas nas experiências de Educação Integral em jornada ampliada.

 As atividades do Mais Educação da Escola Luiz Badalotti acontecem na Associação de Moradores do Bairro Atlântico, no entanto estávamos nos preparando para fazer o percurso Escola - Associação, o qual os estudantes diariamente.
 Momento de Estudo!
 Acompanhando o horário do almoço na Escola Luiz Badalotti.



terça-feira, 23 de julho de 2013

I Circuito de Corridas da Educação Integral - Etapa Caras Pintadas

    
Etapa da EMEF Caras Pintadas mobilizou mais de 300 participantes. Modalidade pioneira no Circuito reuniu expectadores de toda a comunidade nas dependências do campo da Associação de Moradores do bairro São Vicente de Paulo

A manhã da última quarta-feira (17) foi especial para os alunos do Sistema Municipal de Ensino que fazem parte da rede de Educação Integral, que participaram da etapa da EMEF Caras Pintadas do I Circuito de Corridas da Educação Integral, promovido pela Secretaria de Educação em parceria com coordenações das escolas, professoras comunitárias, estagiários, monitores, professores da Educação Integral e Programa Mais Educação, juntamente com o apoio das secretarias de Saúde, Cultura, Esporte e Turismo e Segurança Pública e Proteção Social.
A corrida aconteceu nas proximidades da EMEF Caras Pintadas, no campo de futebol da Associação de Moradores do bairro São Vicente de Paulo e fez parte das comemorações de 20 anos da Escola. Mais de 300 estudantes participaram das disputas nas etapas Mirim, Infantil e Juvenil nas categorias masculino e feminino. A novidade nesta etapa do Circuito de Corridas foi a chamada cross country que envolveu um percurso diferenciado e com maior número de obstáculos a serem enfrentados pelos competidores.
Antes da primeira largada da competição o Secretário de Educação Alderi Oldra destacou a organização e a ousadia dos estudantes. “Quando a comunidade escolar se envolve num evento como esse, tudo dá certo. Esperamos que essa parceria seja permanente em nossas escolas, assim como o envolvimento e o desafio proposto aos estudantes em superar obstáculos e adquirir disciplina onde o esporte tem um papel muito importante nesse sentido. Todos estão de parabéns e tenham uma excelente prova.”, destacou o Secretário Oldra.
Todos os estudantes receberam medalhas de participação bem como certificados da Secretaria de Educação. A classificação completa das provas estará disponível através do site: www.corridaeducacaointegral.webnode.com durante o decorrer da semana. O evento ainda contou com a parceria da Floricultura Zanchet, Sul Frutas, Corsan e Pódiun Esportes. Outras etapas serão realizadas em breve.
A novidade cross country
Às vezes referido como cross ou crosse, é um esporte onde os atletas competem numa corrida em terreno aberto ou acidentado. Difere de corrida em estrada ou corrida em pista principalmente no percurso, que poderá incluir relva, lama, mata ou água, e no sistema de classificação. É um dos esportes mais participativos e ocorre normalmente no outono/inverno.






Festa Julina na EMEF Jaguaretê







        Parabéns a toda comunidade Escolar, especialmente a Equipe de Professores, Funcionários e os Estudantes da EMEF Jaguaretê pela organização da festa.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

V SARAU da Escola Othelo Rosa

No dia 02 de julho a EMEF Othelo Rosa realizou no Centro Cultural 25 de Julho o V SARAU da Escola Othelo Rosa com o tema "100 Anos de Vinícius de Morais", onde os estudantes apresentaram várias atividades culturais com o tema do evento, envolvendo todo o ensino fundamental e também os estudantes que participam do Programa Mais Educação.







segunda-feira, 10 de junho de 2013

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS NO PROETI DA EMEF OTHELO ROSA COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Atividade de Teatro com a professora Daiane Pegoraro



UM DIA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL LUCAS VEZZARO


UM DIA NA ESCOLA:
CONSTRUINDO E VIVENCIANDO VALORES PARA TODA VIDA

TEMA:
As mãos não servem para bater, são para ajudar!

JUSTIFICATIVA:
É na infância que se formam os principais valores para formação humana, dessa maneira torna-se fundamental que as crianças tenham acesso ao saber das regras e atitudes de boa convivência, para que construam um pensamento positivo do mundo e das pessoas que as cercam.
DESENVOLVIMENTO:
O projeto “Um dia na Escola: construindo e vivenciando valores para toda vida” foi desenvolvido em dois momentos.
No primeiro momento a Equipe de Apoio fez a dramatização da HistóriaAs mãos não são para bater, da autora Martine Agassi, através de teatro de varetas, no turno da manhã.
No segundo momento, foram realizadas oficinas de integração com todas as turmas da Escola, no turno da tarde.
Este foi um projeto de parceria que envolveu a participação de todo corpo docente da Escola e os estudantes, buscando estabelecer valores significativos no âmbito da formação moral dos estudantes para que busquem maneiras harmoniosas de resolver os conflitos do dia- a- dia com atitudes amorosas e verdadeiras, sem fazer uso da violência, seja ela verbal ou física.