quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Programa Mais Educação 2013: algumas colocações

Para explicar as novidades do programa, a equipe do MEC preparou um comunicado, disponível ao entrar na tela 2013 do SIMEC, que reproduzo abaixo:
O redesenho do PME (Escolas Urbanas) em 2013 responde ao desafio de superar a dicotomia entre turno e contra-turno de modo que as atividades escolhidas sejam incorporadas nas práticas cotidianas dos professores e professoras. Desta forma a reorganização do Macrocampo Acompanhamento Pedagógico foi elaborada na perspectiva de equilibrar a agenda curricular de modo que a escola vislumbre a organização do tempo integral, articulando as atividades do PME e os componentes curriculares. As escolas do campo permanecem com o mesmo desenho e regras de 2012.
A partir de 2013 o PME contemplará atividades específicas para jovens de 15 a 17 anos que ainda estejam no ensino fundamental. O objetivo é proporcionar a estes estudantes um espaço educativo para aprendizagens e convivência, e assegurar sua permanência para a conclusão com qualidade do Ensino Fundamental.
Escolas que compõem o Pacto Nacional da Alfabetização na idade certa devem contemplar estudantes dos anos iniciais nas atividades do PME envolvendo a atividade de Acompanhamento Pedagógico, especificamente com ações de alfabetização e letramento.
Para garantir a efetividade do Programa Mais Educação e a conexão das atividades do PME ao projeto político pedagógico da escola, em 2013 o programa passará a ofertar às escolas urbanas seteMacrocampos, sendo eles: 1) Acompanhamento Pedagógico 2) Comunicação uso de Mídias, Cultura Digital e Tecnológica 3) Cultura, Artes e Educação Patrimonial; 4) Educação Ambiental e Sociedade Sustentável; 5) Esporte e Lazer; 6) Educação em Direitos Humanos e 7) Promoção da Saúde. As atividades dosmacrocampos que deixam de existir foram incorporadas aos atuais macrocampos.
O Macrocampo Acompanhamento Pedagógico continua sendo obrigatório, agora com apenas uma atividade que contemplará as diferentes áreas do conhecimento envolvendo todas as atividades disponíveis anteriormente (alfabetização, matemática, história, ciências, geografia e línguas estrangeiras). Essa atividade será denominada, Orientação de Estudos e Leitura e tem por objetivo a articulação entre o currículo estabelecido da escola e as atividades pedagógicas propostas pelo PME, ensejando assim o permanente diálogo entre os professores da escola e os monitores que atuam no PME. Assim esta atividade deverá ser realizada com duração mínima de uma hora e meia diária, sendo mediada por um monitor orientador de estudos, que seja preferencialmente um estudante de graduação  ou das Licenciaturas vinculado ao PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), ou estudantes de graduação com estágio supervisionado.
As atividades dos macrocampos “Educação em Direitos Humanos” e “Promoção da Saúde”, quando escolhidas, devem ser articuladas como temas transversais nas demais atividades selecionadas no PME, sobretudo nos Macrocampos de Comunicação uso de Mídias, Cultura Digital e Tecnológica (ex. jornal, rádio escolar e etc) e Cultura, Artes e Educação Patrimonial (ex. teatro, dança e etc), considerando que a partir de agora, para estas duas atividades, serão disponibilizados recursos de custeio e capital para o desenvolvimento destas temáticas. A proposta é estimular nos estudantes a reflexão e o diálogo sobre seus direitos e responsabilidades enquanto protagonistas de uma sociedade livre, pluralista e inclusiva, a partir do contexto escolar e social no qual estão inseridos.
O PME traz as atividades olímpicas de: badminton, luta olímpica e vôlei de praia, além disso o PST transformou-se na atividade “Esporte na Escola/Atletismo e Múltiplas Vivências Esportivas”( basquete, futebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez), que objetiva qualificar a ação pedagógica, por meio de uma proposta planejada, inclusiva, participativa, que possibilita o desenvolvimento de diversas modalidades, tendo o atletismo como base, e valoriza o prazer e o lúdico, fundamentada nos pressupostos do Esporte Educacional e articulada com o projeto pedagógico da Escola. Essa atividade deverá ser realizada 2 vezes por semana e cada encontro com duração mínima de uma hora, sendo mediada por um monitor, que seja obrigatoriamente um estudante de graduação da área da Educação Física ou Esporte, vinculado ao PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), ou a outro estágio supervisionado.
Para desenvolver as atividades, a escola receberá um kit de material esportivo diversificado, um kit de material específico para o atletismo e um kit de material didático-pedagógico, além de capacitação para os monitores e acompanhamento das ações.
Clique aqui caso deseje obter mais informações sobre o Esporte na Escola:
http://www.esporte.gov.br/snelis/segundotempo/maiseducacao/default.jsp

Fonte: http://pormaiseducacao.wordpress.com

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